sexta-feira, fevereiro 09, 2007

SIM...

Hoje é o meu último dia para manifestar o meu sentido de voto no referendo a realizar domingo...Em 1998 era uma convicta e quase fanática defensora do sim...Não havia em mim qualquer dúvida e inclusivé não conseguia olhar para um embrião de poucas semanas como um ser...Achava friamente que, não tendo a maioria dos orgãos formados e não tendo sistema nervoso, não poderia ser considerado como tal...um conjunto de células sim, mas apenas isso...Não concordava com o aborto (afinal acho que ninguém concorda), mas cada pessoa devia ser livre de o fazer, caso assim o entendesse, até porque nenhuma mulher o faria de ânimo leve e as sequelas seriam sempre imensas...Dai que não compreendesse sequer os argumentos do não...
Passados quase 9 anos, e estando eu à beira dos 30, sem filhos mas com um relógio biológico "titilante" vejo tudo de outra forma...Agora um embrião já é para mim um ser, imagino-me na situação e penso que se estivesse grávida, mesmo que de apenas 3 ou 4 semanas, já o olharia como meu filho...E teria certamente por ele um amor gigantesco...As coisas complicaram-se na minha cabeça e no meu coração e já nada é tão simples e linear como costumava ser...Cheguei a estar indecisa (como é possível em mim tal coisa?)...Mas depois de muito reflectir, cheguei às conclusões a que já tinha chegado antes...Só a minha consciência e o meu coração mudaram...Porque continuo a acreditar que nenhuma mulher faz um aborto de ânimo leve, que não devo ser eu ou o estado a decidir por ela e que a fazer um aborto (sempre como última opção certamente), deve ter as condições médicas para isso...Não deve nunca estar à mercê de açugueiros, de vãos de escada ou de pessoal "médico" sem escrúpulos apenas interessado em lucro fácil...Não deve e não pode ser criminalizada, mas sim ajudada...Já basta e de que maneira o peso que carrega interiormente...Devemos todos lutar para diminuir o aborto como recurso de desespero, dando condições às famílias para terem os seus filhos, educando a população no sentido de terem uma sexualidade responsável (e por responsável entende-se protegida, não entrando aqui questões morais porque essas pertencem ao íntimo de cada um e não serei eu certamente a julgar)...Muito mais haveria para dizer mas o essencial está aqui...por tudo isto vou votar SIM no domingo!

6 comentários:

Francis disse...

me to.

Rui Barroso disse...

Espero... tenho praticamente a certeza que ninguém aborta de ânimo leve. De resto, sim: percebo o teu processo evolutivo e, em parte, aceito-o. Digamos que a tua concordância está muito melhor fundamentada agora.

*

P.S. - Eu, se votasse, também votaria sim.

Vivian disse...

Bem... Comecei a ler este post com um nó no estômago mas lá acabou com um final feliz;)

... disse...

Foot não consegues ir votar :(?

Florença não sei se o nó no estômago foi por causa da minha visão fria da coisa há uns anos atrás...mas deve ter sido..eu próprio quando penso nisso, arrepio-me...anyway, o que interessa mesmo são os finais felizes :D

meh disse...

claro que sim, sil! :)
beijinho

Rui Barroso disse...

Não é uma questão de não conseguir, é mesmo uma opção: por princípio, não voto. E não é esquisitice, nem mania de ser diferente, garanto.
Se quiseres saber os motivos, manda-me um endereço email e digo-os.
De qualquer forma, fazer um post no meu blog sobre o assunto é uma coisa que já estava pensada. Não chegou a acontecer e não creio que esta altura seja a melhor para o publicar mas acontecerá, sem dúvida.