terça-feira, setembro 19, 2006

O mundo e o Senhor que é um visionário...

Mais um dia…e por sinal parecido ao de ontem…acho que vou mudar o rumo da minha escrita aqui…eu escrevo para um jornal (sim é verdade, jornal da paróquia, mas não deixa de ser um jornal…)! E nesse jornal, a minha função é escrever acerca do mundo…não poesia (podia ser, mas não é o meu forte), nem considerações filosóficas, mas sim acerca das desgraças do mundo, uma coisa que aliás me assenta que nem uma luva. E as desgraças maiores, para além dos desastres naturais que nos batem à porta, teriam que ter a ver com política, óbvio! Não existe desgraça maior do que essa, até porque costuma ter por actores pessoas que têm uma forte vocação na área da representação (coisa que fazem muito bem e com uma naturalidade desconcertante – em bom Português, mentem com os dentes todos que têm com a mesma facilidade com que abrem a boquinha para falar), mas falta-lhes no entanto o talento para nos entusiasmar, ou melhor dizendo, para nos fazer acreditar no que dizem. O actor principal deste mundinho é o animal político (no sentido mais literal da palavra) George W. Bush (acho que deveria escrever o nome dele a minúsculas…). Este senhor, que invoca o outro com muita frequência (o Senhor que está no céu), é responsável por algumas das maiores barbaridades a que alguma vez assistimos. Foi ele, inclusive, que nos fez acreditar (será que sim??) que existiam armas de destruição em massa no Iraque (e vai de invadir), que os talibãs do Afeganistão (que não são realmente flores do campo) eram os responsáveis maiores pelos ataques de 11 de Setembro de 2001 nos EUA (e vai de invadir, again…) ou que o sucedido no Líbano entre Israel e Hezzbolah é uma coisa normal e aceitável porque 2 soldados foram raptados (e mais uma guerra…). E assim assistimos impávidos e serenos à invasão de 2 países (3 no fundo…), à morte de milhares de inocentes e mais importante que tudo isto, à queda de 2 regimes totalitários e sanguinários que vieram a resultar na democratização dos mesmos (afinal, nem é verdade que existem nos dois países em questão, atentados diários, mortes diárias e uma insegurança que em nada é menor do que aquilo que existia antes). Portanto, este senhor, que é um visionário, tem conseguido trazer segurança ao mundo em que vivemos e transformou-se no nosso anjinho (mais uma vez, literal…) da guarda. Se alguém lesse isto, poderia pensar de imediato, “Ohh lá estão estes comunistas outra vez…mania de que os terroristas é que têm razão e são uns santos”…Eu não sou comunista, já nem sei se me sinto sequer de esquerda, mas tenho olhos na cara e isso é que importa! E o facto é que a política externa deste senhor é uma desgraça em 3 actos e foram abertos precedentes gravíssimos nos últimos 5 anos, tudo em nome do combate ao terrorismo! Como é que se pode combater o terrorismo quando se aceita como natural, o que Israel faz à mais de 3 décadas? Quando se é conivente com isto? Claro que a luta do povo Palestiniano quando protagonizada por um movimento como o Hamas perde credibilidade, no entanto, certamente que existiram em vários momentos desta longa história, oportunidades para tornar esta situação resolúvel. Mas enquanto não “mataram” a única pessoa que podia ter aberto as portas da paz (em colaboração claro que os dirigentes Israelitas sensatos…) não descansaram…Eu tenho muitas lacunas de conhecimentos (facto…), mas estou convencida que tudo poderia ter sido diferente se um lunático não tivesse ocupado a casa branca há cerca de 6 anos!

Sem comentários: