quarta-feira, janeiro 17, 2007

Flags of our fathers...

Este é o novo filme do Clint Eastwood..quem me conhece, sabe que adoro este homem...Todos os filmes que fez nos últimos 12 anos (desde as "pontes de Madison County") são grandes filmes...Este de que vos falo, não é excepção, apesar de não o ter sentido como uma obra prima (como achei "as pontes..." ou "million dollar baby")...Mas isto não diminui em nada a grandeza do filme!! Mais uma vez sai do cinema absolutamente perturbada e sem conseguir falar durante um bom bocado...A temática é muito recorrente, a 2ªguerra mundial..no entanto centra-se num acontecimento particular que foi registado em fotografia e que terá ficado para a história da guerra como ponto de viragem e de vitória...E o momento é o colocar de uma bandeira americana no topo de monte de Iwo Jima (uma ilha japonesa que foi tomada pelos americanos)...Conta-se a história de quem a colocou, do que aconteceu até esse momento e de como aqueles "heróis" morreram pouco depois de terem entrado para história (não todos, mas alguns)...Acima de tudo, é uma história de coragem, camaradagem, marcas profundas e manipulação política absoluta...uma realização brutal, incómoda, com imagens que se colam à retina...que nos lembra que aconteceu de facto e foi mais ou menos daquela forma brutal que aconteceu...Daqueles filmes que se devem ver...e que não se conseguem bem explicar...A marca de Clint Eastwood está bem presente...nos diálogos, na temática (mais uma vez a ideia sempre presente no cinema dele de família), na música e na forma por vezes muito "cadenciada" como as coisas surgem...O narrador...os planos...as imagens de "câmara ao ombro"...e acima de tudo a sequência final a tentar deixar como última imagem a redenção de tudo o que vimos antes...

3 comentários:

Vivian disse...

Adorei as pontes de Madison County mas já o Million Dollar Baby achei o pouco lamechas (dentro do âmbito, sugiro Mar Adentro (muito melhor)). Mas tou a contar ver esse, sim. Babel é a minha recomendação :)

... disse...

Solteirão :)

Sim, o filmes "as cartas de Iwo Jima" já está feito e esse deve ser ainda melhor...

Florença :)

As pontes de Madison County é dos filmes mais bonitos que vi...ainda hoje não contenho as lágrimas (e já o vi muitas vezes...)

Rui Barroso disse...

Olá!

Como te disse sou fã do cinema de Clint Eastwood, especialmente da mais recente fase da sua longa carreira, embora nunca desdenhando títulos mais antigos, como por exemplo «Honkytonk Man».
Dos que realizou nas últimas duas décadas os que me tocam mais profundamente são o incontornável «Bridges Of Madison County», o (quase sempre esquecido) «A Perfect World» e «Mystic River».
Sem dúvida que adorei «Million Dollar Baby», até escrevi algo sobre ele, mas não teve o mesmo efeito em mim do que, por exemplo «Mystic River». Os temas infância e injustiça são-me caros, tocam-me de perto e a forma que ele os abordou foi espantosa.
Ainda não vi este mas verei; é um dado garantido. E já estou ansioso pela chagada do «Letters from Iwo Jima». Pena é que a distribuição em Portugal tenha feito o disparate de não os pôr em cartaz simultaneamente. Penso que a ideia de C.E. foi exactamente essa. Mas enfim, já estamos habituados às tontices cá da casa…

Desculpa lá o “alongamento”. Foi por ser a primeira vez que aqui comentei. Para a próxima prometo ser mais contido.

Beijinhos

P.S. – Não te esqueças de escrever sobre o Scoop :)